Evangelho no Lar

Evangelho no Lar. Você sabe o que é?

A Doutrina Espírita nos ensina que devemos proteger nosso lar de más influências e uma das ferramentas para isso, é por meio do Evangelho no Lar que, aliás, não é prerrogativa da Doutrina. Todas as religiões podem e devem fazê-lo.

Com a prática da oração constante e a assimilação do Evangelho, poderemos nos libertar de todas as mazelas que nos acompanham, fortalecendo-nos física e espiritualmente, envolvendo a todos de nossa casa, iluminando-nos sempre. Uma cúpula de proteção permanece em nossos lares.

A vida agitada de hoje dificulta, mais do que nunca, a reunião dos familiares para a troca de ideias, a reflexão em conjunto, a busca de referenciais de pensamento e ação. Atualmente, não podemos contar sequer com o horário das refeições e cada um vai levando a sua vida.

O culto do Evangelho é uma forma de reunir a família, se possível, em torno de um objetivo comum sob a assistência dos Benfeitores Espirituais. A comunhão familiar onde todos conversam, trocam ideias, comentam suas atividades à luz dos ensinamentos de Jesus, representa o mais eficiente estímulo para o estreitamento das ligações afetivas, transformando o lar em porto de segurança e paz, com garantia de equilíbrio e alegria para todos.

ROTEIRO PARA O CULTO DO EVANGELHO NO LAR

1- Dia
Escolher um dia da semana e fixar horário (qualquer dia e qualquer horário) para o culto do evangelho, de preferência aquele em que seja possível a presença de todos os elementos da família.
Quando, por motivo de força maior, o culto não puder ser realizado no dia e hora fixados, poderá a família escolher outro dia e hora da semana, devendo comunicar, previamente, a espiritualidade, durante o culto anterior, se possível (afinal, você terá “visitas” na sua casa). Se estiver fora e tiver chance de lembrar no dia e hora marcados, fazer uma conexão com a equipe espiritual, que com certeza, lá estará.
Meia hora antes, desligar rádio, televisão e, se possível, harmonizar o ambiente com música suave.

2- Participantes
Todas as pessoas, integrantes ou não da família, podem participar do culto;
A participação dos adultos é facultativa, embora todos devam ser convidados a participar do culto. O melhor argumento para motivar os que não queiram participar será a mudança do comportamento traduzida pela reforma interior daqueles que dele participam; mas, se algum parente não quiser participar, não force. Tudo a seu tempo. Sua mudança interior será a prova que ela precisa.
As crianças da casa devem ser estimuladas, sempre que possível, a participarem do culto, devendo os adultos adequarem os temas e os comentários ao nível delas (ver livros apropriados abaixo).

3- Duração
A duração do culto não deve ultrapassar 15 a 30 minutos. Todavia, uma vez fixada a duração em cada lar, o horário passará a ser rigorosamente cumprido, visando a facilitar a assistência espiritual. Eles estarão lá, com certeza.

4- Roteiro
Colocar uma jarra de água natural, para ser fluidificada ou copinhos com água para cada participante, inclusive para os animaizinhos domésticos.
Leitura, sem comentários (para acalmar o ambiente), de uma mensagem de um livro como: Fonte Viva, Caminho Verdade E Vida, Pão Nosso, Vinha De Luz, Palavras De Vida Eterna, Agenda Cristã, Jesus No Lar, Luz No Lar, O Evangelho Em Casa E Outros;
Prece inicial cumprimentando a espiritualidade ali presente e pedindo assistência para o estudo a ser desenvolvido; esta prece constitui elo com a espiritualidade e permite o equilíbrio do pensamento das pessoas presentes, para melhor aproveitamento das lições. Faça de coração, não há necessidade de preces decoradas.
Fazer uma higienização mental (em voz alta, mesmo que esteja sozinho), imaginando uma luz de alguma cor bem tranquila (branco, rosa, amarelinho, verde, azul, violeta) percorrendo todos os cômodos da casa, começando pela porta do prédio (se você mora em um) ou pelo portão de entrada da casa, percorrendo todos os cômodos e terminando no que você estiver. Limpando miasmas, formas pensamentos negativas, poeira espiritual etc. e pedindo que esta luz permaneça no ambiente durante toda a semana.
Leitura e comentários de um tópico de O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), estudado de forma sequencial; começar do começo e ir até o fim (não abra o livro de forma aleatória- o ESE tem uma ordem específica dos capítulos), não importando o quanto se leia (de uma frase a 1 página). Marque onde parou para dar sequência na semana seguinte. Após a leitura pode se fazer um breve comentário a respeito. Nessa hora não é para “lavar roupa”, ok? A gente sempre acha que o que lemos é para o outro‼
Vibrações: Eis o ponto culminante da reunião, em que passamos para a condição de doadores. Vibrar é doar, e todos nós temos algo de bom a dar em favor do próximo. Um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos é doação, é Caridade. Devemos vibrar por todos da família, amigos, parentes que possam estar doentes. Joanna de Angelis – mentora de Divaldo P. Franco- diz que quem faz o evangelho em um prédio, uma luz se acende nele inteiro. Faça as vibrações direcionadas aos seus familiares e amigos, pois o evangelho é no lar!
Prece de encerramento, simples e espontânea, agradecendo ao Senhor da Vida e ao Plano Espiritual que deram sustentação ao Evangelho num clima de paz e harmonia.

5- Recomendações:
Em nenhuma circunstância, permitir que o culto seja transformado em Sessão Mediúnica. Para isso existe o Centro Espírita.
A presença de visita, não deve ser motivo para suprimir a Reunião.
No caso de se perder o dia da reunião em determinada semana, pode-se continuar na próxima; se você souber que não poderá fazer na semana seguinte, avise a equipe espiritual, pois eles estarão lá!
Quando toda a família participa e acontecer de ter uma só pessoa no dia marcado, a reunião deve acontecer normalmente; faça em voz alta (é importante, pois pode ser que algum espírito que lá esteja não consiga entender o seu pensamento e sim precisa escutar sua voz).
No caso de viagem, a família pode realizar a reunião no lugar que estiver;
Pode ser que no começo, tudo conspire para que você não implante seu evangelho no lar. É assim mesmo. Persistência…coloque o celular uns 10 minutos antes para avisar, até que a prática já esteja implantada na casa.
Livros adequados para crianças e jovens: Cartilha do Bem, A vida fala, Pai Nosso, Alvorada Cristã, Os filhos do Grande Rei, Jesus no Lar, O Evangelho da meninada, E, para o resto da vida (ótimo).
O culto exige uma opção: ou reservamos um dia e hora exclusivamente para ele, ou não conseguiremos implantá-lo. É fundamental, portanto, que o compromisso com ele prevaleça sobre todos os demais interesses. O compromisso é com a espiritualidade e o comprometimento é conosco!
* O Evangelho Não Tem Contraindicação

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
Tânia M. Bovolenta
Voluntária do Grupo Socorrista São Paulo